December 10, 2009

Cordadas 2009



Nos dias 19 e 20 de Setembro decorreu em Mirandela, na Serra de Passos, mais uma edição do encontro de escaladores "Cordadas". O Jorge deu o mote e alguns aderiram à ideia. Os voluntários estavam animados e o plano era bom: tinhamos dois dias para aprender a falar mirandês, comer alheiras e escalaaaar ou pelo menos tentar fazê-lo. Jorge, Gabi, Txiago, Anabela, os três papa-vias da Póvoa de Ranhoso, Rui, Diogo e Pedro e a estreante Annie que ia pela primeira vez à rocha e escalava pela segunda (a primeira tinha sido há três dias: isto é que é motivação).



Diz o Jorge: "Toda a gente às 8h na Montalegrense e quem se atrasar fica atrás". Com a pontualidade britânica do Jorge em vias de extinção, só saímos de Braga às 9h. Uma vez em Mirandela e após termos seguido religiosamente as indicações que nos levaram aos caminhos tortuosos (verdadeiros caminhos de cabras) que davam acesso ao cume da serra, lá chegámos sãos e salvos e a tempo de fazer a inscrição.



Animados pela paisagem, começámos a escalar.




Annie a iniciar-se na escalada na rocha e sempre incentivada pelo Jorge que com um inglês perfeitamente fluente foi repetindo o nome dela com uma entoação que se parecia com "Honey".


Dioguinho sempre em grande!


O Tiago a apertar forte na parede. Há rumores de que a parede até deixou cair umas pedrinhas, tal não foi o aperto.


Rui a chegar ao top de uma via cujo nome não me recordo :-/








O Mourinho a dar o exemplo. Para quem não sabe, o Quarteto Fantástico antes era composto por cinco elementos, mas por razões profissionais o Jorge teve de abandonar a carreira e deixar de ser um Fantástico para passar a ser um Cromo (com todo o respeito).










Zé Abreu no grande tecto da "Chuva do Norte", um 7c que o Tiago instantanea e sabiamente graduou de 80c+ pela dificuldade que parecia ter.

Depois de um dia a escalar, ainda houve direito a um belo jantar ao qual conseguimos também chegar a atrasados, seguido de um sorteio em que foi oferecido material de escalada. Um dos felizes contemplados foi o Diogo que ganhou uma corda de 60 metros!

December 02, 2009

World Youth Championship

Com algum atraso faço este post. Aqui vai.

No final de Agosto passado realizou-se em Valence (FRA) o campeonato mundial de escalada no qual participaram cinco escaladores portugueses, dois deles atletas do nosso exímio treinador – o Jorge.


Os atletas Rui e Diogo acompanhados pelo Jorge, qual Mourinho.


A comitiva tuga a impor respeito.

Visto que a viagem seria feita de carro de Portugal até França, surgiu a brilhante ideia de rentabilizá-la com uma paragem em terras de “nuestros hermanos” e passar alguns dias em Rodellar, umas das melhores escolas de escalada que andam por aí.
De plano traçado e malas feitas, partimos à aventura, uma aventura que começou já a mostrar sinais de perigo com o Jorge ao volante. Felizmente à hora que saímos não havia trânsito na estrada.


Os meninos já tinham adormecido depois de uns sustos valentes na estrada.

A meio do caminho encontrámo-nos com o grupo de escaladores de Soure, guiados pelo professor Alberto e acompanhados pela Kimie e seguimos juntos para Rodellar. Foi chegar, dar uma vista de olhos, montar tenda, fazer jantar, xixi e cama. No dia seguinte havia que levantar cedo e experimentar as vias.




A rocha em forma de golfinho.






Verdadeiros aranhiços.


Depois de apertar houve quem ainda fosse à àgua. Friaaaaaaa!

Após alguns dias a escalar em Rodellar, partimos rumo ao campeonato em que os nossos escaladores puderam mostrar que são duros como o aço e que a fibra de que são feitos só é fabricada em Portugal (ou não…).


Parede onde decorreu o campeonato.





Uma vez arrumado o campeonato, fomos à caça de zonas de escalada para terminar a visita a Valence. Como não encontrámos nada que se prezasse (consta que há boas zonas, nós é que não as vimos), houve tempo para umas fotos e até um pezinho de dança. Eis o resultado:







O relato desta verdadeira Odisseia não estaria completo sem referir algumas calinadas do nosso treinador que insiste em retomar aquela espécie de blog das bacoradas. Falando de escalada, quedas e afins disse o Jorge em toda a amplitude do seu conhecimento: “Meu amigo, quem tem medo tem cu!” e “A aprender também se vê!”.


O grupo todo algures nos Pirinéus.