November 16, 2007

Procurando o Monte Perdido

Começamos com uma má notícia na nossa "aventura" nos PIRINÉUS: "O refúgio de Góriz estava lotado". (ainda bem, explico mais à frente)*. Uma das opções seria acampar a 2200m . A outra encontrar dormida em Torla . Saímos de Vila do Conde à 1h45m do dia 1 de Novembro.
Chegamos a Torla por volta da hora de almoço. De seguida fomos "esticar" as pernas e procurar o local de dormida. Fomos obter informações sobre o tempo que se fazia "lá por cima" e alugamos uns crampons (6 euros o par) com piolets 10 euros. Jantamos e fomos dormir que o dia foi muito cansativo (sem dormir e mts horas dentro de um carro) e o dia seguinte muito mais...trabalhoso!

O TREKKING
Dia 1: Acordamos às 4h (hora local), tomamos o pequeno almoço e seguimos para Pradera - início do nosso trekking.
Preparamos as mochilas, colocamos as luvas, frontais e lá fomos guiados por um céu estrelado. Estavam 3 graus, mas a temperatura descia sempre que nos aproximavamos do rio Arazas. E os primeiros vestigios de neve/gelo começaram a aparecer...


Chegamos ao Circo de Soaso e à Cola de Caballo em 1h30m num ritmo muito rápido. Mais parecia uma marcha... Aí trepamos pelas correntes até ao patamar seguinte que nos levaria ao Refúgio de Góriz . Aqui, tomamos o 2º pequeno almoço! Eram 8h10m.

Estavamos muito bem fisicamente, e seguimos para o nosso objectivo: MONTE PERDIDO, 3355m.
Os declives nos últimos 3km eram mais intensos. Dava uma média de 1h por km.
Fomos subindo a um ritmo muito intenso, ultrapassando pequenas fendas, neve, pedras e algum gelo.
Passo a passo íamos ultrapassando cada obstáculo sem grandes dificuldades. No último 1.5km três colegas optaram por não avançar, cada um com razões distintas. Os restantes quatro avançaram a bom ritmo. Chegaram ao topo por volta das 12h. Como merecido prémio aguardava-nos a soberba paisagem em volta do Monte Perdido e um copito de vinho e uma rodela de chouriço de um nuestro hermano que tinha estado no campo base do Everest com o Alpinista João Garcia.
Os três restantes desceram para o Refúgio de Góriz, onde almoçaram, descansaram e até deu para tirar uma soneca...
Por volta das 15h os caminheiros estavam todos juntos. Após uma pausa para descansar e ingerir alimentos descemos para a Pradera. Ainda tínhamos 9km para andar...
Ao fazermos o sentido inverso, optamos por não descer pelas correias mas sim pelo trilho marcado. Mais longo mas mais acessivel.
Terminamos o nosso 1º dia de caminhadas nos Pirinéus como começamos, com luz do frontal, e com 13h30 de marcha.
Após 11h de viagem de carro, sem dormir e ainda fazer 13h30 de marcha foi EXCELENTE. Estavamos em forma e com boa disposição para o dia seguinte: BRECHA de ROLANDO.
*Ao ficarmos em Torla deu mais "pica" para fazermos todo o percurso até ao Monte Perdido. Se estivessemos ficado no Refúgio de Góriz tinhamos feito apenas 6km (ida e volta), mas muito trabalhosos. E ao ficarmos por Torla deu-nos um leque maior de opções para o dia seguinte (ou não). Em Torla ficamos num "refúgio".

Dia 2: Acordamos com os musculos das pernas um pouco doridos da jornada anterior, mas às 6h da manhã (hora local) já estavamos prontos para um novo trekking.
Nesse dia o nosso objectivo era a BRECHA DE ROLANDO, 2800m. O gráfico em perfil indicava uma muito longa subida até ao topo, mas nada que nos detivesse (?).
Começamos junto ao Refúgio do Bujaruelo. Desde o início o ritmo foi muito rápido (até parece que no dia anterior não tinhamos feito o que fizemos). Sempre a subir, sem paragem, num bom ritmo de marcha atingimos o 1º patamar - uma estrada que vinha de algures... Aquí neste momento tinhamos atravessado a linha de fronteira. Estavamos agora em França e +- a 1600m. Aqui começou o trilho com neve. Com algum cuidado fomos avançando em direcção ao Refúgio de Sarradets.
Estavamos a 20 minutos de o atingir, e fomos impedidos de avançar já que o gelo (em cascata) não nos permitia ultrapassar sem crampons. No Monte Perdido é esta altitude não havia indicios de neve. Mas aqui já era alguma. Mas o pior era o gelo. Face norte! tss
Após uma breve troca de opções cinco optaram por baixar e dois optaram por continuar para outro destino... o vale Circo de Gavarnie!
Descemos nas calmas, fomos tirando fotos...e chegamos a Torla já o dia estava no seu limite. Mais 10min e lá teriamos que usar o frontal.

Assim terminou o nosso trekking nos Pirinéus.
Um banho, descansar os pés e um bom jantar era o que o nosso corpo pedia.

1 comment:

Anonymous said...

Grandes aventuras para 2 dias. Não me digas que saiste de cá na sexta à noite e segunda já cá estavas?!

Excelente contribuição para o blog.

Abraço