September 06, 2007

4807!

Aviso desde já que este post poderá ser algo extenso por isso se quiserem só ver as imagens e passar estas letrinhas todas à frente têm a minha compreensão :)


Eu e o meu primo com o Cervino ao fundo

Começou esta aventura com a ideia de eu,mais o meu primo Bruno e outro colega destas aventuras, o Miguel, irmos até ao Monte Rosa tentar fazer aquilo. Como dispúnhamos de algum tempo achamos por bem aproveita-lo e tentar também o Monte Branco.
Chegados a Zermatt a chuva deu-nos as boas vindas e acompanhou-nos ao longo do primeiro dia de caminhada desde a cidade ate perto do refúgio do Monte Rosa. a ideia era acampar perto do refúgio mas não tivemos tempo para fazer toda a caminhada, que se revelou bastante longa e a subir que se fartava!


Maciço do Monte Rosa,nunca conseguimos ver o cume

Achado o sítio para acampar foi montar a tenda e escutar o trovão e a chuva toda a noite. De manhã esperar que o temporal acalmasse para atravessar o Gornergrat, um glaciar enorme e finalmente chegar ao refúgio.
A ideia era subir ainda mais de tarde para dormir mais perto do cume e no dia seguinte atacar mas o temporal não passou, a neve durante a noite tapou o caminho e, segundo uma simpática do refúgio o tempo estava "not too good...".
Conjunto de factores que nos levou a atravessar de novo o glaciar em direcção a Zermatt e tentar a nossa sorte no Monte Branco.


Travessia do Gornergrat,com bastantes crevasses e gelo a partir que nos pregou alguns sustos...

Em Chamonix o tempo não parecia muito melhor porém,assim que começamos a subir,as nuvens ficaram para trás e a partir daí foi sempre céu completamente limpo, o que nos deu logo outra moral para puxar os nossos ricos 20kg montanha acima.


Subida até ao primeiro acampamento, com o Gouter ao fundo

O primeiro dia levou-nos por um caminho de cascalheira até ao Tete Rousse,a 3167m,onde já dormimos na neve e pudemos contemplar o Gouter, uma parede com uns 600m de rocha e gelo que tem que se escalar para chegar ao próximo acampamento. Não sendo nada de muito complicado, o facto de ser sem segurança e se levar a mochila pesadona às costas é o suficiente para lhe dar muita adrenalina e ser algo espectacular de se fazer!

Alisar o terreno para a tenda,com a parede do Gouter à nossa espera. No topo é possivel ver o refúgio do Gouter

Passada esta primeira noite,o dia seguinte começou cedo para que a travessia de um corredor de neve fosse feita com neve bem geladinha pois é em zona de avalanche e não inspira grande confiança. No fim desta começa a demorada subida do Gouter da qual não ha fotos porque a minha preocupação era levar a mochilinha bem feita e chegar la acima sem andar aos tombos...Tirar a máquina era algo que não dava muito jeito a meio da parede...

As nuvens estiveram sempre abaixo de nós

Passado este enorme obstáculo,e já a 3800m os efeitos da altitude começaram-se a notar. Valeram as aspirinas... Seguindo a rotina, a tenda foi montada e o resto da tarde foi passada a descansar.

Acampados a 3800m,com a subida para o Dôme do Gouter atrás de nós

Foi deste ponto que achamos bem fazer o ataque ao cume. O tempo estava bom e ia-se manter assim pelo que pelas 21h fizemos um "rico" jantar para irmos com as barriguinhas bem cheias para a "cama" e acordarmos bem dispostos passadas algumas horas e tentarmos a nossa sorte.
As nossas queridas massinhas de plástico...

O dia seguinte começou às 3h da manhã. Apesar de ainda ser cedo ja passavam algumas cordadas em direcção ao cume e nós lá nos juntamos à fila de frontais. Foi uma enorme subida até ao Dôme du Gouter,a 4300m. Caminhar àquela altitude custa muito mais e quando o frio começa a arrefecer o suor é preciso alguma vontade de chegar la acima para não voltar para o saco cama... No Dôme há uma pequena descida de onde se vê a última subida em direção ao cume, que ainda mede uns valentes 500m de desnível. Tudo isto de noite parece interminável mas, passo após passo, la se chega à ultima crista que dá acesso ao topo.

Última subida com o topo à vista

Por esta hora fazia mais frio que nunca ao ponto de o suor congelar nos óculos de sol. Chegamos ao topo às 7:15 da manhã onde tiramos algumas fotos e nao demoramos a descer porque tava uma geada daquelas...A descida foi bem mais agradável, dando para contemplar bem as vistas que são deslumbrantes. A toda a volta é possível ver muitos picos de rocha espectaculares,cumes como o monte rosa ou o Cervino, montanhas e mais montanhas até ao Horizonte.
Neste dia descemos até à tenda,dormimos um par de horas e descemos tudo até ao comboio onde dormimos à espera do próximo que so chegava pela manhã. Foi muito mais cansativo descer tudo isso que subir e foi muito bom podes descalçar as botas!
Ficam mais algumas imagens e,como de costume, em breve estará o best of no meu flickr e a coleção completa no picasa web albuns.





Dôme du Gouter,a última subida



A agulha do Midi



Outro pessoal no cume



Objectivo cumprido :)

5 comments:

Anonymous said...

Muito bom aspecto sim senhor!

Pena eu não saber do truque das aspirinas da última vez que andei a passear a 4000 metros :P

Catarina Azevedo said...

eeeeeeeeeeeeennnnaaaa meu, que post BRUTAL!
Mas olha lá David, não sei como se chama em Chaves, mas na minha terra não se chama aspirina.
(...) "os efeitos da altitude começaram-se a notar" (...) ta bem tá. Eu bem vi as MORTALHAS a esvoaçarem na foto ao pé da tenda!
=P
ainda havemos de fazer essa subida!

dave said...

Cat tu so queres fazer essa subida pelas mortalhas não é? :P

O truque das aspirinas é bastante bom, com umas 3 ou 4 a dor de cabeça chega mesmo a desaparecer e consegue-se desfrutar do passeio!

Romana said...

ganda malucos!! hehehe
Muito bem!!
Que inveja.......
Já tenho muitas saudades, da próxima levas-m na mochila ;P

dave said...

Hum....eu sei lá....a mochila já é um cadinho pesada por si só... :P