June 30, 2008

Meadinha

Num fim-de-semana de muito calor, o NEMA fez-se representar no encontro de escalada organizado por nuestros hermanos com uma pequena mas motivada comitiva! Além da quádrupla da foto também estiveram presentes a Cátia, o Pedro e o Miguel Borges, com a família.

Pilar, Lapa, Queirós e Romana

Tudo começou com a viagem atribulada para a Serra da Peneda, onde eu e a Romana chegamos às 3h da manhã. O sol acordou-nos às 9h e iniciamos aquele que seria um dia muito comprido!

Começamos por fazer a primeira de muitas ascenções pelo Trilho da Peneda até à base da Fraga da Meadinha, onde a Romana escolheu um V+ "duríssimo" para me envergonhar. Depois, ela escalou o primeiro largo da via corre caminos (6a). Na minha vez, um outro escalador vê em mim uma oportunidade de fazer os 2 largos da via e faz cordada comigo, abrindo o 2º largo em desportiva/clássica. Com a parede tão quente que até dava para fritar ovos, descemos à aldeia e fomos todos tomar banho para o rio.

Foi um banho refrescante onde deu para praticar algum psicobloc na parede da ponte sobre o rio e onde o Lapa demonstrou que consegue escalar e fazer spot ao mesmo tempo que dá um mergulho.


De regresso à Meadinha, subimos pela segunda vez o trilho que até à base da via corre caminos que repeti com a Romana. Como não tínhamos material de clássica, lá tive de fazer o arejado 2º largo só com 1 friend. Nada de extraordinário num 6a de presa boa!

1ª reunião da via corre caminos

Concluímos a descida da via já no lusco-fusco e vimos toda a gente a rumar ao topo da Fraga da Meadinha, onde iria decorrer o encontro propriamente dito. Decidimos ir buscar a tenda e o saco-cama ao carro para nos juntarmos à malta, em vez de baixarmos no final da festa, tal como tínhamos planeado.

Chegada ao Escudo, local do encontro

Chegamos já às 23h horas, a meio da palestra, mas a tempo de roubar umas salsichas que assamos na fogueira para o efeito, antes que fosse dada a ordem para tal! Estávamos esfomeados e cheios de sede... Quando avistamos as famosas slacklines, esquecemos o cansaço da terceira subida do dia (desta vez mesmo até ao topo) e não paramos de tentar enquanto não atravessassemos os 6m de fita plana de 25mm.


Após dezenas de tentativas, lá consegui atravessar todo o comprimento da slackline em grande estilo, algo que a Romana não conseguiu por pouco.


O Lapa, sem frontal e com uma técnica inteiramente nova, também ficou muito perto de conseguir completar a travessia.


Depois de satisfeitos com a prestação nas slacklines e ainda mais cansados, lá procuramos sítio para montar a tenda e dormir até às 6h da manhã, hora em que as primeiras cordadas partiram para a parede. Como bom escaladores que somos, às 9h fomos expulsos da tenda pelo sol que, mais uma vez, nos queria assar!


Pequeno almoço, arrumar e descer tudo outra vez. A Romana deixou-nos para ir ter com a família ao Campo do Gerês. Voltei a subir o trilho com o Lapa e escalamos a via Zorro (com muito ambiente e aproximações arriscadas) e o primeiro largo da via Autopista, onde o Lapa passou muito medinho a abrir 30m de um 6b "mantenido" em estilo misto de desportiva e clássica. Grande forma de acabar o dia!

Croquis disponíveis no site www.meadinha.com

2 comments:

Anonymous said...

Parabens, grande aventura.

Um abraço para todos.

Jorge

Anonymous said...

Parabens, e belas fotos. Gostei de ver que o Lapa tem dois irmãos gémeos. Nesse fim de semana ainda estive para aparecer com afamilia mas a Mafalada lembrou-se de ficar com febre no Sábado.

Carlos